Escolas Quilombolas- Escolas Municipal de Ilha de Maré

A Escola Municipal de Ilha de Maré situada em Praia Grande -Ilha de Maré, é uma escola que agrega alunos do Fundamental 1, Fundamental 2, e Infantil, é um escola quilombola, que se difere das demais tanto no ensino, quanto na arquitetura. A escola foi inaugurada em 2016 e foi pensada com capacidade de comportar 700 alunos por turno.

As escolas quilombolas são uma das várias políticas públicas voltadas para grupos quilombolas, às políticas públicas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida desse grupo que sofre com desigualdade racial e social. O Decreto 4887/2003 entende por quilombos, grupos étnico‐raciais segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.
As escolas quilombolas tem uma arquitetura diferente das demais, em geral possuem um pátio central com as salas em volta dispostas de forma circular, tem cantina, quadra poliesportiva, setor administrativo separados, e as salas não são separadas por turmas, mas por disciplinas, as salas também são em formato diferenciado, como de uma colméia. Em particular a escola de Ilha de Maré possui um parque infantil e a área destinada apenas às crianças menores. O ensino nessas escolas também é diferente, além das disciplinas comum, a escola tem por obrigação oferecer o ensino da cultura africana e afro-brasileira, a RESOLUÇÃO N. 8, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012 artigo 1 especifica a obrigatoriedade do ensino da memória coletiva, das línguas reminiscentes, dos marcos civilizatórios, das práticas culturais, dos festejos, tradições etc.

Fontes:

http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/diretrizes-curriculares

http://Http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombo

[Post por Andressa Melo]

 

 

Leave a Reply