A Arte de Caminhar é um projeto de extensão (teórico prático) sobre caminhar, sobre sair da vida urbana, da cidade, da rotina apressada e entrar na natureza. Nossa vida ficou cada vez mais acelerada, os deslocamentos de um lado para outro devem ser rápidos. Essa rapidez gerada pelo locomover de um ponto a outro de carro/metro/avião/trem, não trouxe mais tempo para nós, e sim mais tempo para produzirmos. Quanto mais rápido nos locomovemos, mais ocupados estamos. Caminhar é ter um tempo para si mesmo. O ato de caminhar faz com que desaceleremos um pouco, que observamos nosso entorno. Esse projeto tem o foco no caminhar como ação artística, caminhar como um ato de arte ou meio para produção de arte. No decorrer da história, filósofos e escritores usaram da caminhada como forma de criação. A caminhada também faz parte da arte contemporânea. Richard Long, Marina Abramovic e Ulay, Francis Alys, Regina José Galindo, Krzysztof Wodiczko e Simon Faithfull são alguns dos exemplos de artistas que se utilizam do caminhar com ação artística.
Em 2018, criei a ACCS A Arte de Caminhar como parte do projeto, levamos os estudantes da UFBA para caminhar na Ilha de Maré juntamente com estudantes da Escola Municipal Ilha de Maré. Foi uma prática conjunta dos dois grupos, veja mais sobre essas caminhadas aqui. Os estudantes da UFBA, como avaliação da disciplina, precisavam criar algo sobre a caminhada, surgiram vídeos, ensaios fotográficos, poesia, ensaios, colagens, esculturas… Veja as produções aqui.
Em 2019, dentro do projeto Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã, coordenado pelo professor Nelson Pretto, criamos diversas caminhadas em conjunto com professoras e estudantes da escola ICEIA/CEEP. Realizamos discussões sobre a caminhada, sobre o direito de ir e vir numa cidade e sobre como nos apropriamos desses espaços com nosso corpo. Criamos caminhadas no Centro Histórico, no Parque da cidade e uma caminhada com algoritmo aleatório como forma de hackear a cidade. Veja mais sobre essas caminhadas aqui.
Professora Coordenadora Karla Brunet – IHAC/UFBA
Bolsista ACCS: Monique Feitosa
Bosistas Pibic: Andressa Melo e Ariane Silva