ACCS 2018.1 – A Arte de Caminhar

Nesta edição de 2018.1, faremos as caminhadas na Ilha de Maré, parte do município de Salvador e localizada na Baia de Todos os Santos. As caminhadas serão uma imersão na natureza do lugar, o contato com a biodiversidade da região e a comunidade local, sua cultura, história e patrimônio.

A antropóloga especializada em cyborg, Amber Case, em uma entrevista para El Pais fala do nosso vício pelo celular e aponta como única saída para isso é nos voltarmos para a natureza. Este projeto de ACCS propõe colocar em prática esse escape. Em ilha de Maré, mesmo que levemos nossos celulares, grande parte da ilha e dos locais que iremos caminhar, não possui sinal de celular. Será uma forma de desconectarmos do mundo acelerado em que vivemos. Estarmos abertos a parar, conversar com as pessoas, escutar histórias, conhecer mais sobre a biodiversidades. Em Maré, qualquer morador saber diferenciar os tipos de caranguejos, enquanto que os moradores do continente, só conhecem o nome genérico. Essas caminhadas serão uma forma de conexão com a comunidade e o lugar.

Para essa ACCS de 2018.1 estamos em contato com a Escola Municipal de Ilha de Maré e teremos a escola como base para estas caminhadas. Estudantes da escola nos acompanharão nas caminhadas, formaremos pequenos grupos que mesclam estudantes da UFBA com estudantes da Ilha de Maré.

Como parte da avaliação desta disciplina, os estudantes deverão criar obras de arte resultantes destas caminhadas. Toda a documentação das caminhadas, processos, leituras e obras resultantes serão publicadas em um site do projeto.

IMPORTANTE: A ACCS envolve viagens de barco e caminhadas (na chuva, calor, lama…). Se você não participar das caminhadas, não terá a nota do componente.

Vagas: Temos vagas para estudantes do BI ArtesBI Humanidades, Dança, Educação Física, Ciências Biológicas, Artes Plásticas, Comunicação e Arquitetura

Horário: os encontros teóricos na UFBA serão nas sextas-feiras de tarde (13h55min – 16h40min) e as saída de campo serão nas sextas-feiras (7h-17h). Datas a combinar e dependendo da previsão do tempo.

[post: Karla Brunet]

Leave a Reply