Última visita a Ilha de Maré – apresentação das produções

No dia 13 de julho voltamos a Ilha de Maré para nossa última visita, a apresentação das produções dos alunos da ACCS ao alunos e professores da escola.

Foi muito gratificante finalizar o nosso trabalho com essa apresentação. Cada um dos alunos da ACCS mostrou a sua produção final para os alunos da escola. Tivemos vídeos, fotos, poesia, contos, ilustrações, uma mescla de feitos artísticos que nos gerou um acervo bem legal e tudo derivado da experiência do caminhar na ilha. Ver a interação dos alunos da escola com as produções foi incrível. Particularmente, senti a sensação de ter atingido meu objetivo quando rodei meu vídeo na sala e ouvi os comentários deles.

A professora Géssica nos levou para conhecer o trabalho artístico que tem desenvolvido com os alunos, uma exposição toda elaborada por eles, mais uma troca que acrescenta muito e fica conosco.

Depois das apresentações e da despedida do pessoal da escola, fomos até Itamoabo caminhando, para desfrutar da praia e do almoço em um restaurante local onde nos fartamos em um prato delicioso de  mariscos (papa – fumo, que os alunos nos apresentaram durante a primeira caminhada). Em clima de despedida e satisfação fizemos nossa travessia mais uma vez com muita alegria e cantoria, trabalho concluído com sucesso.

Espero retornar a ilha muitas vezes, passar tudo que foi aprendido e aprender muito mais. Essa é mais uma oportunidade para agradecer imensamente a todos que participaram: a Karla, por me apresentar em um projeto tão lindo, aos alunos da ACCS, onde ganhei amigos que levarei comigo e a Escola Municipal Ilha de Maré por todo o carinho, atenção e alegria que nos acolheram.

Que os nossos caminhos sempre se cruzem! Até mais.  – Monique Feitosa

 

 

No dia 13/07, acompanhei  toda a turma de ACCS arte de caminhar, ministrada pela professora Karla Brunet, em uma viagem a ilha de maré.  A visita tinha como objetivo apresentar todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre 2018.1 na ilha aos moradores, nos quais fizeram parte de toda construção fornecendo informações, e dando apoio na caminhada que os estudantes da UFBA juntamente com os alunos da escola trilharam. Sendo assim, embarquei nessa viagem com o proposito de conhecer um pouco o local, e ver presencialmente as apresentações dos trabalhos dos estudantes. Os trabalhos foram exibidos numa escola, e o percurso até o local, primeiramente foi realizado de ônibus e depois a barco. Quando chegamos no colégio, no horário de recreio, Karla solicitou uma sala, a qual nos organizamos e montamos toda a estrutura para que fosse exibido os resultados das experiencias tidas na ACCS. Fiquei responsável por registrar todas as apresentações através de fotos. As apresentações foram maravilhosas, cada aluno demonstrou uma percepção diferente ao longo da ACCS e isso nos foi mostrado através de muita criatividade e dedicação. Dentre eles, alguns me permito citar, como o de Caruma, na qual ela pintou pés com lama ao seu redor simbolizando a caminhada que tiveram na ilha, ou seja, a arte de caminhar; e o de Willian, onde ele fez um mural registrando com fotos interligadas indicando os caminhos percorridos. Para mim, foi gratificante estar na viagem, pude conhecer coisas novas, e um lugar que nunca tinha conhecido, somente ouvido falar. Sendo algo enriquecedor, porque foi uma experiencia que ainda não tinha passado aqui na UFBA, onde estou acostumado com a rotina de provas, seminários e etc. –  Gilberto Pinheiro

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Leave a Reply